(Ilustração gerada pela IA Copilot)
"Preste atenção em si mesmo enquanto conversa, observando-se ao mesmo tempo em que se comunica. Perceba o que você sente, suas motivações e seus temores em relação à forma como está se comportando na conversa.
Essa percepção revela seus objetivos, o que está controlando suas ações e dá pistas sobre como você poderia agir de forma diferente na conversa, caso esses fatores de controle não estivessem presentes. Tente também examinar o que precisaria fazer para ser mais genuíno, e quais fantasias e previsões de consequências desencorajam esse tipo de sinceridade.
Quais são os fatores que controlam sua comunicação? O que realmente pensa e sente, a necessidade de agradar ou evitar desagradar o interlocutor, o desejo de conversar ou a obrigação de manter a conversa?
O que o controla transparece nas características da sua comunicação e em seus sentimentos. Quando você comunica, na medida certa e nas circunstâncias adequadas, seus verdadeiros sentimentos e pensamentos, a comunicação transmite sua energia e vivacidade. No entanto, quando sua comunicação não é guiada por sentimentos e motivações intrínsecas, mas por medos, formalidades e obrigações, a conversa perde criatividade, tornando-se monótona, cheia de clichês e desvitalizada."
(Texto revisto pelo IA - ChatGPT)
Comments